Equipe Jurídica
RICARDO HANDRO é formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), inscrito na OAB/SP sob o nº 164.493, com especialização em Direito Penal.
Dr Ricardo Handro é o sócio fundador da Handro Advogados, presidiu o Centro Acadêmico 22 de Agosto e coordenou a reestruturação e implementação da assistência judiciária 22 de Agosto na rua Monte Alegre 1372 perdizes SP, onde funciona até a presente data. Sócio da Cortez de Lucena Advocacia de 1998 a 2000, escritório com relevante atuação na defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais, foi coordenador jurídico da comissão permanente de acessibilidade da Prefeitura Municipal de São Paulo de 2000 a 2001. Diretor Jurídico da Companhia Regional de abastecimento integrado de Santo André (CRAISA) de 2001 a 2002. Coordenador geral da secretaria de assuntos jurídicos da prefeitura municipal de Santo André de 2003 a 2006, Foi diretor jurídico da Hemp Meds Brasil, empresa pioneira no mercado brasileiro de canabidiol e líder no segmento, entre 2019 e 2021, e desde 2006 lidera a equipe de advogados, estagiários e colaboradores da Handro Advogados Associados. Atua principalmente na defesa das liberdades individuais e direitos fundamentais, no contencioso estratégico, nas áreas de direito civil, empresarial, família e sucessões, imobiliário, terceiro setor, contratos em geral, em processos judiciais e administrativos e rotinas empresariais, bem como na estruturação e direção jurídica de empresas e associações civis que tem por objeto o mercado legal de cannabis medicinal no Brasil. Na área criminal é reconhecido na defesa do direito à liberdade dos usuários de cannabis, e pacientes da cannabis medicinal, com destaque na propositura de habeas corpus para obtenção de salvo conduto para autorização de plantio e extração de medicina canabinoide, bem como conhecido defensor de povos originário e das tradições amazônicas.
Thiago Thobias - Advogado, Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV, especialista em direito e relações raciais
Dr Thiago Thobias é associado a Handro Advogados desde 2017. Atuou com Dr, Ricardo Handro em temas estudantis, em especial a democratização do acesso ao ensino superior para estudantes negros e pobres. Thobias emerge como um profissional distintivo, cuja carreira é exemplar não só pela sua contribuição ao Direito, mas também pelo impacto social de suas ações. Avançando para posições estratégicas de influência, Thobias assumiu um papel crucial no gabinete do Senador Paulo Paim no Senado Federal. Lá, sua participação ativa na elaboração de marcos legislativos como o Estatuto do Idoso , Estatuto da Pessoa com Deficiência, Estatuto da Igualdade Racial e a Lei de Cotas evidencia sua capacidade de influenciar políticas públicas com um forte embasamento jurídico. Como Secretário da Comissão de Direitos Humanos do Senado e, em sequência, atuando como assessor especial no Ministério da Educação, Thobias ajudou na regulamentação de lei de cotas nas universidades. Sua expertise legal foi igualmente vital na assessoria jurídica da HempMeds Brasil e na luta jurídica contra o encarceramento em massa de jovens negros. Há duas décadas como advogado da Educafro, integrou a equipe jurídica que ingressou com ação civil pública que resultou no pagamento de 115 milhões de reais de indenização coletiva pelo Carrefour pela morte no negro João Alberto que marcou um precedente na jurisprudência brasileira sobre crimes raciais. Em ações contra grandes empresas como Zara, Linkedin, Americanas, Oracle , XP, Atacarejo ou contra órgãos da Administração Pública vem estabelecendo um novo patamar para a responsabilização corporativa em casos de discriminação racial. Além do exercício da advocacia, Thobias estende sua influência ao ecossistema de startups, oferecendo suporte jurídico a empresas lideradas por fundadores negros. Esse engajamento reflete seu compromisso contínuo com a promoção da diversidade e inclusão no ambiente corporativo e empreendedor. Reconhecido internacionalmente por seu trabalho pioneiro, Thobias foi honrado como um dos negros mais influentes do mundo pelo Most Influential People of African Descent (MIPAD), com o endosso da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse reconhecimento sublinha a magnitude de suas contribuições para o avanço da igualdade racial e justiça social, destacando-o como um líder jurídico cuja visão e atuação transcendem fronteiras nacionais, inspirando mudanças positivas em escala global.